Patologia Bucal
A biópsia de uma lesão bucal, um meio confiável e de fácil execução, que contribui para o diagnóstico definitivo da grande maioria das lesões bucais. Os riscos de realizá-las são mínimos e superam, em muito, as consequências de um diagnóstico errôneo e inadequado. As técnicas mais usadas na clínica diária são as incisionais, em que apenas parte da lesão, removida como amostra e a excisional , na qual toda lesão retirada e constitui, assim, também uma forma de tratamento. A maior indicação de biópsias refere-se às lesões que estejam presentes na cavidade bucal por um período aproximado de dez dias sem nítida regressão. Acredita-se que as contra-indicações, de modo geral,são em lesões pigmentadas negras ou lesões vasculares hemangiomas. A remoção destas lesões deve ser exclusivamente cirúrgica e com a margem de segurança.
Cirugia Ortognática
A cirurgia ortognática é uma cirurgia para corrigir alterações de discrepância entre os maxilares, conhecidas como deformidades dentofaciais, as quais podem originar de forma hereditária (congênita) ou adquirida, causando distúrbios na função mastigatória, função respiratória, articular ATM e também repercutir na estética facial. Trata-se, portanto, de um procedimento estético-funcional capaz de restaurar a harmonia facial e consequentemente a funções supracitadas. Esta técnica é indicada para vários tipos de deformidades dentofaciais, desde crescimentos deficientes a exagerados, em todos os sentidos. Para que possa ser realizada, após a diagnóstico da condição do paciente, várias avaliações são feitas para planejar a melhor forma de tratamento. Na criança, normalmente tenta-se corrigir o problema com o uso de aparelhos ortodônticos e ortopédicos que atuem também no crescimento ósseo. Porém, quando o portador da anomalia for adulto, o tratamento ortodôntico isolado não será suficiente para a correção, porque o processo de crescimento da face já terá se encerrado. Nesses casos, a cirurgia ortognática será necessária para a correção completa do problema.
Extração Dentária
A exodôntia de terceiros molares (dentes do siso) é uma dos procedimentos mais realizados nas cirúrgias bucais. Suas indicações são ligadas a cárie, doença periodontal, pericoronarite, apinhamento, pressão, dor reflexa na ATM e ouvido e lesão associada. O momento ideal para se optar pela extração ou não dos terceiros molares também é controverso, uma vez que ainda não foi cientificamente comprovado um método para se prever a impacção desses dentes. Mas, indiscutível que prevenção é a melhor medida. A radiografia panorâmica é o exame inicial para realizar o diagnóstico. Venha fazer um check up bucal.
Excelência em odontologia e estética orafacial com a mais alta tecnologia para melhor lhe atender.
Traumatismo Facial
Trauma da face é um tipo de ferimento físico que afeta todo tipo de tecido, como: mole (pele, gordura, músculos, nervos), como duro (ossos e dentes). Entretanto, sempre com a preocupação de lesão no sistema nervoso central.
As lesões mais comuns quanto área anatômica da especialidade Buco Maxilo Facial são traumas no maxilar, nariz, mandíbula, osso zigomático e órbita.
Os causadores são diversos, como: auto motociclismo, de automóveis, em atividades esportivas, violência além de queimaduras e mordida de animais.
Pode resultar em:
* Distopia ocular e oclusal
* Crepitação óssea
* Dor
* Hemorragia
* Perda de sensibilidade na pele
* Cicatrizes antiestéticas
* Retrações
* Lesões na visão
* Dificuldade na respiração
* Paralisia facial
* Perdas dentárias
* Lesões neurológicas (em casos mais graves)
Sinais e sintomas:
* Cortes
* Sangramento
* Inchaço;
* Manchas e/ou abrasões na pele;
* Mobilidade dentária;
* Dificuldade para abrir ou fechar a boca;
* Alteração no encaixe dos dentes;
* Visão dupla;
* Dores.
O tratamento precoce é mandatório para evitar sequela de fratura.
Implante Dentário
Implante dentário permite substituir um dente natural, podendo ser instalado no osso do maxilar e/ou mandibular, permitindo manter a função mastigatória, fonética e estética, similar aos dentes naturais. No local do dente perdido irá dar-se a reabsorção (diminuição de altura e espessura óssea), originando a perda óssea. Os implantes dentários permitem-nos restituir as funções dos dentes naturais (mastigatória, fonética e estética), sendo a mais moderna ou avançada opção para a substituição dos dentes perdidos.
ATM
Articulação têmporo mandibular. Localizada anteriormente ao ouvido é a articulação juntamente com alguns músculos é responsável por todos os movimentos da boca. Portanto, quando há algum problema na articulação e/ou nos músculos que fazem esses movimentos da boca são chamadas de DTM (Disfunção e Temporomandibular. Disfunção têmporo mandibular É o conjunto de condições médicas e odontológicas, que afetam a articulação temporo-mandibular e/ou os músculos da mastigação, como também estruturas da face, relacionadas ao complexo maxilomandibular. Um dos sintomas mais comum da DTM muscular é a dor de cabeça, quando possuem bruxismo da DTM articular é o estalido muitos pacientes apresentam e não sabem que ela possa ser causada pela DTM.